Veja com quais carros os motoristas novatos podem começar a dirigir

Durante vários anos, a legislação nacional italiana prevê que os jovens “nova carta de condução” não pode conduzir qualquer veículo a motor, essencialmente limitando o desempenho dos carros realizados durante as primeiras experiências de condutores novatos.

Após várias atualizações das leis, incluindo a última em 2010 (Art. 117 SB) e, em seguida, no ipva 2019 mg, o parâmetro usado atualmente para definir quais os carros podem conduzir os adolescentes e outras pessoas a quem é emitido pela primeira vez uma carteira de motorista de Motorização Civil Italiana, é a relação peso / potência, expressa em Quilowatt por Tonnellata.

Não há carros que sejam muito poderosos e, portanto, leiam, mas não se limitem a, limites de velocidade ainda menores. Vamos ver detalhadamente todos os pontos a serem respeitados e como entender se um carro é adequado para novos condutores ou não.

Quais são as limitações para drivers novatos?

Os condutores iniciantes devem respeitar certas limitações relacionadas à relação entre potência máxima e peso do carro. Além disso, limites máximos de velocidade são fornecidos para dirigir, e dirigir após tomar bebidas alcoólicas em qualquer quantidade é proibido.

Falando de uma licença de categoria B, a clássica na Itália para carros de passeio, a limitação prevê que pelo primeiro ano após a obtenção da licença, você não pode dirigir veículos com:

  • Potência específica (PS) referida em tara superior a 55 kW / t;
  • potência máxima de 70 kW (aproximadamente 95 cv) na condução de veículos da categoria M1, ou seja, destinados ao transporte de passageiros, com um número de lugares não superior a nove, incluindo o do condutor.

Portanto, não é o deslocamento que conta, tendo que entender quais são os carros para os motoristas novatos, mas nem mesmo o tipo de desempenho dado pelas próprias máquinas é limitado, quando você acaba de tirar a licença.

Em qualquer caso, na verdade, uma limitação geral na condução de veículos (a partir daqueles com duas rodas) prevê que os titulares de carta de condução categorias A2, A, B1 e B, durante os primeiros três anos de obter a licença não pode conduzir a velocidade top:

  • a 100 km / h nas autoestradas;
  • a 90 km / h nas principais estradas extra-urbanas.

Isto independentemente do deslocamento ou potência do veículo acionado. Também nos primeiros três anos após a obtenção da licença, os condutores principiantes com menos de 21 anos não podem conduzir depois de terem tomado bebidas alcoólicas (o limite é absoluto, de 0,0 g / l).

Quais carros?

E o mercado de carros, o que isso oferece? Os novos pilotos têm certos limites mas também muitos modelos de carros, novos e usados, para serem escolhidos, desistindo, é claro, do Supercarro dos sonhos, ou esportes puros que no último século alguns “filhos de pais” já podiam usar no mesmo dia. retirou a licença típica feita de quatro páginas macias, rosa.

Citycar, Compacto, Berline, pequenos veículos off-road e até mesmo vários SUVs ou Crossovers; quase todos os segmentos oferecem modelos de muitas marcas, generalistas ou, às vezes, premium, adequados para conduzir aqueles que acabaram de obter a licença. A escolha no caso de carros particulares, como aqueles com tração nas quatro rodas, por exemplo, é mais limitada.

Na lista de preços Automoto.it, cada carro é acompanhado por um cartão modelo com descrições que incluem o que é necessário para entender se um carro está dentro dos limites para novos motoristas, mesma coisa no grande catálogo usado com informações para carros usados.

Verifique no livreto, mas também on-line

Os dados necessários para identificar, mas também para certificar a dirigibilidade de um veículo por um motorista iniciante em face de possíveis controles, são geralmente encontrados no Caderneta. No caso de você querer fazer a contagem é bastante simples para encontrar o valor do chamado poder específico (PS).

Verifique no livreto, mas também on-line

Basta dividir o poder expressa em kW para a tara do veículo expressa em toneladas (claro que os dados que fazem texto são aqueles do certificado de matrícula) . Por exemplo: um carro kW de energia 49 e 900 kg de tara tem PS igual a 49 / 0,9 = 54,4 kW / t e, neste caso, ela também pode conduzir por condutores, porque menos de 55 kW / t.

Pequenas diferenças nos folhetos de carros registrados na Itália de acordo com os anos em que foram impressos, alguns já têm o valor convenientemente relatado, enquanto outros não. Todos os cartões de circulação italianos emitidos desde outubro de 2007, com o modelo 820F (europeu), indicam na página 3 a relação correta de energia / tara.

Para livretos emitidos a partir de 1999 a 2007, o Kilowatt pode ser encontrada na página 2, P2 item, enquanto Massa está vazio na página 3. No caso do peso vazio, 75 kg deve ser adicionado ao valor (para obter Tara, incluindo um condutor médio) e, em geral, de quilogramas, o valor é então dividido por 1000, a fim de obter as toneladas.

As Cartas de Circulação anteriores a 1999, com o modelo MC804, devem ser lidas para o cálculo Potência / Tara na página 2, sempre com o corretivo da divisão por 1000 em um valor de massa em quilogramas.